As 35 montanhas mais altas do Brasil.

Muito se discute sobre quais são as montanhas mais altas do Brasil. Na verdade, existe uma grande discussão a respeito disso já que vira e mexe os pontos culminantes têm suas altitudes alteradas.

Na verdade, independente do que seja publicado, a única instituição que têm força para dizer quais são as montanhas mais altas do país é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IBGE é um instituto formado exatamente para esse fim e anualmente publica um documento chamado Anuário Estatístico Brasileiro, com as informações geográficas e estatísticas brasileiras em diversos segmentos.

Entre estes segmentos está exatamente os pontos culminantes do nosso país, elencados numa lista de 35 montanhas, as quais faço saber:

Anuário Estatístico Brasileiro 2009 (2010 ainda não foi publicado):

Lista das 35 montanhas mais altas do Brasil.

É interessante repararmos que quase todas estão no sudeste do Brasil, o que faz desta região o epicentro da atividade de montanhismo no país. São Paulo não fica mal, tendo em seu território a 4ª mais alta montanha do Brasil (Pedra da Mina) com 2.798,4 metros de altitude.

Particularmente, acho que essa deveria ser a fonte de consulta de todo montanhista brasileiro, já que provém do IBGE que por sua vez é quem oficialmente fornece os dados geográficos no Brasil.

Espero que seja uma boa fonte de consulta.

Para quem quiser carregar o AEB pode acessá-lo por aqui:

AEB2009

Abraços!

Victor Carvalho

3 comentários em “As 35 montanhas mais altas do Brasil.

Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright | Clube Alpino Paulista

Acima ↑